terça-feira, 13 de abril de 2010

e para a "parte animalesca"

empresto as palavras dela:


"Arrepio-me toda ao entrar em contato físico com bichos ou com a simples visão deles. Os bichos me fantasticam. Eles são o tempo que não se conta. Pareço ter certo horror daquela criatura viva que não é humana e que tem meus próprios instintos embora livres e indomáveis. Animal nunca substitui uma coisa por outra.
(...)
Às vezes eletrizo-me ao ver bicho. Estou agora ouvindo o grito ancestral dentro de mim: parece que não sei quem é mais a criatura, se eu ou o bicho. E confundo-me toda. Fico ao que parece com medo de encarar instintos abafados que diante do bicho sou obrigada a assumir.
(...)
Nada existe de mais difícil que entregar-se ao instante. Esta dificuldade é dor humana. É nossa. Eu me entrego em palavras..."

(Clarice Lispector)

Nenhum comentário:

Postar um comentário